domingo, 29 de abril de 2018

O Imperador

Imperador Jimmu
Imagem retirada da página Imperador Jimmu - Wikipédia


Como bem sabemos, o arquipélago que hoje forma o território do Japão é uma monarquia. Desde a época em que a família Yamato chegou ao trono, o Japão e suas ilhas formam um Império de tradição e cultura excepcional.

Diz a tradição japonesa que o primeiro Imperador do Japão foi Jimmu-tennou e segundo o xintoísmo, ele seria descendente direto da divindade Amaterasu, a Deusa do Sol. A vida do primeiro regente do Japão foi cheia de epopeias e combates entre clãs. Posterior a uma vitória de seu clã, ele foi reconhecido como o Senhor do Trono do Japão.

Jimmu significa "Poder Divino" ou "Deus-Guerreiro" e este nome foi dado a Wakamikenu no Mikoto (ou Sano no Mikoto) após sua morte. A história de alguns imperadores, principalmente a do Imperador Jimmu, é questionável já que há pouquíssimas fontes que abordem a existência desses soberanos.

Atualmente, a Casa dos Yamato é governada por Sua Majestade, o Imperador Akihito. Ele é 125° regente do Japão e, embora seu poder seja apenas figurativo e que ele seja considerado apenas um símbolo de identidade e união do povo japonês, este soberano está no trono desde 1989.

Sua educação iniciou-se como a tradição imperial que separa os filhos dos pais e ele é educado por tutores para ser um futuro regente.

Durante o reinado de seu pai, Akihito viveu períodos de tensão no Japão nos quais incluem: a união ao Eixo na Segunda Guerra Mundial e os ataques das Bombas Atômicas em Hiroshima e Nagasaki. No fim do conflito, com a extrema mudança na sociedade japonesa, Akihito viu o Imperador tornar-se apenas um simbolo nacional e ele teve que ser educado em inglês e aprender a cultura ocidental.

Depois de 29 anos no poder, segundo o Governo Japonês, Sua Majestade, o Imperador Akihito renunciará em 2019 a favor de seu filho, o Príncipe Herdeiro Naruhito. Ele será o primeiro imperador a fazer isso em mais de 100 anos. Com 83 anos, o monarca irá se retirar do trono por conta da idade avançada e sua saúde delicada.

O Príncipe subirá ao trono de Crisântemo, nome dado ao trono imperial , no dia 1 de maio de 2019, um dia após a renúncia de seu pai.

Imperador Akihiko
Imagem retirado da página Akihito - Wikipédia
O imperador Akihito é casado com a Imperatriz Michiko, a primeira plebeia a casar alguém da família imperial, e com ela teve três filhos:

  1. O príncipe herdeiro, Naruhito;
  2. O príncipe Akishino, Fumihito;
  3. Sayako Kuroda, que teve que renunciar ao título por se casar com um plebeu, segundo a lei japonesa.
A família Imperial também é composta por três netas mulheres e um menino e pela Princesa Akishino e pela Princesa Herdeira do Japão, ambas noras do Imperador.

Bandeira Imperial
Imagem retirada da página Akihito - Wikipédia


Curiosidades:

  1. O nome Yamato refere-se de uma região do Japão. Segundo a lenda, o clã de Jimmu teria sido vitorioso nesse local.
  2. Segundo a lei, mulheres não podem assumir o trono japonês o que gerou por um tempo uma certa crise de sucessão no Trono Japonês já que não haviam netos do sexo masculino na Família Imperial até 2006. 
  3. É costume que os imperadores recebam um nome póstumo, por isto quando falecer, o Imperador Akihito, será chamado Imperador Heisei - nome também de sua Era (tempo de governo).
  4. Heisei significa "alcançar a paz".

Fontes (texto e imagem):

Wikipédia:

Akihito
Imperador Jimmu
Casa Imperial do Japão

Jornal DN

Texto por ~tinedesu


sexta-feira, 27 de abril de 2018

Bebidas exóticas do Japão

Coca-cola de sakura

fonte:soranew24.com


A coca-cola de sakura é muito famosa no Japão,começou a ser distribuída no ano passado fazendo muito sucesso em todo o país, esse ano ela voltou com o novo design por tempo limitado, pois só é feita na primavera.  

Ramune

fonte:jpninfo.com

O Ramune é uma bebida gaseificada, com pouco gás se comparada com outras bebidas. O legal nessa bebida além dos sabores diferentes é a garrafa em si, ela é totalmente feita de vidro e lacrada com uma espécie de bola de gude, para abri-la, é necessário utilizar a tampa para empurrar a bolinha para baixo.  


Bebida á base de leite de soja.
fonte:matome.naver.jp



No Japão essa bebida é muito vendida, existem mais de 50 sabores diferentes, você teria coragem de tomar um leite de soja de coca-cola? ou de banana? eu queria experimentar o de pudim parece ser delicioso. Vou deixar um vídeo do canal "Japão nosso de cada dia" aqui embaixo para vocês assistirem e conhecerem alguns sabores diferentes.

Vídeo :   




Melon Soda
fonte:japancentre.com


"Melon soda" è um dos refrigerantes mais populares do Japão, ele possui uma cor verde brilhante e é cremoso, doce e refrescante.


Fontes:www.coisasdojapao.com
            http://www.portalmie.com
            https://www.youtube.com/user/japaonossodecadadia


cometem se gostaram, se querem mais coisas assim.
~JuhPeres
             

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Sakura e suas curiosidades.


A lenda da sakura

A lenda diz que o nome "sakura" surgiu com a princesa Konohana Sakuya Hime, quando caiu do céu perto do Monte Fuji, tendo se transformado nessa bonita flor.
Outros dizem que o nome da planta tem sua origem no cultivo do arroz e sua divindade (Sa). A segunda parte do nome,kura, faria referência a sua moradia.


A espécie de flor de cerejeira que é mais famosa pelo Japão e mais comum que se encontra nas ruas durante a primavera é a Somei Yoshino, mas alem dela existem mais de cem variedades de cerejeiras no Japão.
 



        As cerejeiras mais comuns 

Somei Yoshino


Somei Yoshino foi cultivada no periodo Edo e é árvore mais numerosa do Japão. As flores dessa espécie possuem cinco pétalas ligeiramente rosadas, quase brancas. o período em que floresce é no começo de abril.

Yamazakura





Yamazakura é uma das Sakuras mais comuns no Japão que nasce sem a necessidade de cultivo. Suas flores são ligeiramente cor-de-rosa e têm cinco pétalas pequenas. também floresce no começo de abril. 

shidarezakura



Shidorezakura é as cerejeiras em formatos de salgueiro que possuem ramos inclinados e estão entre as árvore mais amadas no Japão. existem dois tipos: as árvores com flores de cinco pétalas e árvores com flores de mais de cinco pétalas. que se chama Yaesashidarezakura. A Shidorezakura floresce também no começo de abril, já a Yaesashidarezakura floresce cerca de uma semana mais tarde. 

As Cerejeiras precoce

kanzakura




Kanzakura é uma das primeiras a florescer. ela é encontrado em poucos parques, comparado com a Somei Yoshino que tem em quase todo o Japão,  ela começa a florescer no final de fevereiro e no começo de março. 


kawazuzakura



Kawazuzakra foi cultivada originalmente na cidade de Kawazu na península de Izu. Ela também esta entre as primeiras árvores de cerejeira á florescer, essas árvores florescem durante o festival de flor de cerejeiras que o ocorre em Kawazu. A árvore é menos comum em outras partes do Japão, essa flor floresce no meio de março.  


Kanhizakura




 Kanhizakura é nativa de Taiwan e Okinawa, onde floresce no começo de janeiro e fevereiro. Suas flores são de cor-de-rosa escuro e tem a forma de um sino. em Tokyo, não é comum que floresça antes do meio de março.    

As cerejeiras mais tardia

Ichiyo


Ichiyo é umas das que possuem em cerca de vinte pétalas cor-de-rosa claro e folhas verdes. É uma espécie de floração tardia mais comumente encontradas nos parques e jardins do Japão. essa flor floresce no meio de abril. 



Kanzan



















essa é uma das espécies de Yaezakura, o kanzan é um dos tipos mais comuns que existem. A flor dessa espécie tem entre 30 e 50 pétalas cor-de-rosa e a folha é marrom acobreado. Ela floresce no meio até o fim de abril. 

Jugatsuzakura







Jugatsuzakura é umas da variedades que florescem no outono e o inverno. suas flores são escamadas e pequenas, sua cor combinam perfeitamente com o outono e o inverno.
 


Algumas comidas feita com sakura

Sakuramochi 



fonte:justonecookbook.com


Mochi de sakura são bolinhos de arroz preenchido com pasta de feijão.


Hanabiramochi





fonte:msckknck1999.cocolog-nifly.com




Hanabiramochi significa "mochi em formado de pétala de flor"´é preenchido com pasta de feijão mungo.




            www.japaoemfoco.com
            www.coisasdojapao.com
            pt/pinterst.com

cometem se gostaram.

~JuhPeres

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Comidas diferentes do Japão

Inago no tsukudani

 Inago é uma especie de gafanhotos que são fritos e cozidos no molho de soja e  açúcar para produzir o tsukudani. esse prato é muito comum em Nagano e outras regiões. Em outras regiões do Japão o Tsukudani é feito de pequenos peixes, mariscos e algas marinhas.  
  


Kurage (Àgua Viva)

Água viva se come cru ou seco, apenas seis tipos são consumidas 



shiokara
Shiokara é feito a partir de tripas de várias criaturas marinhas, as tripas são fermentadas, misturadas com 10% de sal, 30% de malte de arroz, que são embalados num recipiente plástico.




Fugu (baiacu)

Fugu é servido cru como sashimi ou ensopado, o sabor é suave, esse peixe contém um veneno letal e para que seja manuseado é necessário uma licença especial do governo, através de um curso, para que seu veneno seja retirado totalmente, todo cuidado é pouco quando se fala nessa iguaria, pois entre 1996 e 2006 ocorreram mais de 30 envenenamentos por causa desse peixe.


Fontes :skdesu.com
           www.coisasdojapao.com

~JuhPeres

terça-feira, 24 de abril de 2018

Vamos falar sobre a escrita japonesa.

Na língua japonesa temos três jeitos de escrever, a primeira é o hiragana, a segunda o katakana e a terceira o Kanji. Abaixo estão como se escrevem esses caracteres:


Temos o hiragana



Temos o katakana



Temos o Kanji

 









Existem mais ou menos 2.136 kanji que são usados, porém existem mais de 40.000 tipos de caracteres.

O primeiro modo de se escrever em japonês que se aprende é o Hiragana, depois o Katakana e por fim o Kanji.

  fonte: br.pinterest.com
             skdesu.com


comentem se gostaram
~JuhPeres

Novidades

Bom dia ou boa noite. Como eu falei no outro poste estou voltando com conteúdo novo, hoje irei indicar um Instagram de uma amiga, ela faz...